quarta-feira, setembro 08, 2021

Como criar um cronograma capilar: passo a passo simples e completo!

 

Como criar um cronograma capilar: passo a passo simples e completo!
Photo by averie woodard on Unsplash

Oi amores, tudo bem? Eu espero que sim, hoje vamos falar sobre cronograma capilar, o que é e como criar o seu.


O que é o cronograma capilar ?

O cronograma capilar, é uma agenda de tratamento para repor a massa capilar e todos os nutrientes que o cabelo perdeu no decorrer do tempo devido ao excesso de  tinturas, alisamento, sol, chuva e piscina. Todos esses efeitos são nocivos ao cabelo ou seja muito prejudicial para saúde dos fios, por isso a importância do cronograma capilar pois o mesmo irá ajudar a manter os fios saudáveis. 

Para cada pessoa é feito um cronograma capilar diferente, dependendo do que cada fio precisa o cronograma deve ser feito semanalmente e é feito através de três etapas que são: Hidratação, nutrição e reconstrução.

Como funciona o cronograma capilar ?

O cronograma capilar oficial é composto por 8 hidratações, 3 nutrições e uma reconstrução, tudo isso em um mês. Deixando um intervalo de 48 horas entre cada procedimento. 
Antes de montar seu cronograma você deve saber qual é o seu tipo de cabelo se é ressecado, oleoso, misto e etc.

  • Cabelos oleosos, irá precisar de mais hidratações do que nutrição, pois na nutrição os tratamentos são feitos com máscaras que contenha óleo na sua composição ou pode ser feita com óleo vegetal puro. 
  • Cabelos secos, é feito a etapa de hidratação e nutrição pois irá precisar das duas.
  • Cabelos misto, evite passar máscaras perto da raiz ou use óleos vegetais na nutrição, faça as etapas normalmente.


Primeira etapa do cronograma capilar: Hidratação 

Na primeira etapa do cronograma capilar é feita a hidratação ou seja é feita a reposição de água nos fios, caso o cabelo esteja sem brilho, armado e ressecado, seu fio estará precisando de hidratação.
Máscaras com poder hidratante: são as que contém em sua fórmula, silicones, são a base de frutas, aloe vera (babosa), vegetais, pantenol, açucares, vitaminas ou glicerina. 
Hoje em dia no mercado existe uma grande variedades de máscaras para hidratação que são baratinhas e funcionam super bem. 
Nessa fase seu cabelo irá ficar macio, sedoso e com balanço. Tudo que a gente ama né ?

Segunda etapa do cronograma capilar: Nutrição ou Umectação

Na segunda etapa do cronograma capilar é feita a nutrição (umectação), nesse processo é feito a devolução dos lipídios ao fios, deixando os cabelos com a oleosidade necessária. Caso o seu cabelo esteja com frizz e sem balanço, desalinhado, seu fio estará precisando de nutrição.
Máscaras com poder nutritivo: para identificar é fácil, elas levam a palavra óleo no nome, são feitas com óleos ou manteigas (karité, cupuaçu, muru muru, cacau e abacate) e tutano. Essa é uma das fases em que seu cabelo irá ficar sem frizz, sem volume, sem pontas duplas, sem ressecamento e com um brilho incrível. Para mim, essa é uma das etapas favoritas do CC!

Terceira etapa do cronograma capilar: Reconstrução

A  reconstrução é responsável por repor as proteínas dos fios. Caso o seu cabelo esta poroso, fino, ralo, partindo e quebradiço, ele estará precisando de uma boa reconstrução. Máscaras com poder de reconstruir: São a base de creatina, queratina, proteína, trigo, colágeno, aminoácidos, arginina, cisteína, proteínas hidrolisadas e etc.

Obs: Não deve-se usar máscaras com queratina todo em excesso, pois pode levar a quebra dos fios, o ideal é ser feita a reconstrução a cada 15 ou 30 dias.  Essa etapa é uma das mais potente do cronograma capilar é ideal para quem tá com o cabelo danificado, essa etapa deixa o cabelo meio duro mas repõe a massa dos fios assim como queratina e aminoácidos, fazendo com que seu cabelo fique mais forte.

Abaixo segue uma dica de um cronograma capilar para utilizarem, dependendo do que seu cabelo precisa.

Como criar um cronograma capilar: passo a passo simples e completo!


A dica é usar produtos baratos que funcionam super e seguir a risca o cronograma capilar, quando verem que o cabelo está se recuperando bem dá uma pausa e depois continua o tratamento.

E ai o que vocês acharam do post de hoje? Curtiram ? Deixe aqui nos comentários o que acharam e sua sugestão sobre o que você quer ver aqui no blog e para saber todas as novidades, me siga lá no Instagram @blogatrasdorimel. Espero vocês por lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

❤ Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.
❤ Se estiver um blog, deixe o endereço no comentário para que eu possa visitar.
❤ Se por acaso seguir o blog, avise para que eu possa retribuir ;)
❤ Siga meu insta @instadapry
❤ Obrigada pela visita e volte sempre.

ATRÁS DO RÍMEL
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL