3° Período de Biomedicina

 3° Período de Biomedicina

Saudades desse grupo <3

Hoje decidir contar como foi a minha experiência no terceiro período de Biomedicina, preciso dizer que foi um dos períodos mais complicados, e eu já fico pensando se o 3° já foi difícil agora imagine o restante dos períodos.
Nesse período tive 5 disciplinas que foram: Mecanismo de agressão e defesa II, terapêutica medicamentosa ou mais conhecida como farmacologia, procedimentos biomédicos, tecnologia genética:diagnostico molecular e bioinformática e uma matéria de EAD que não era nem para existir, a matéria EAD se chama estilo de vida, saúde e meio ambiente.



Terapêutica medicamentosa

No começo do período até que eu fui bem na maioria das disciplinas, só tive muitas dificuldades com a disciplina de farmacologia, o professor era excelente mas eu não conseguia entender quase nada. Sabe aquelas horas em que o professor tá explicando e você ate presta atenção e do nada a tua mente começa a viajar, então era assim que eu ficava nas aulas dele a maioria das vezes.
E também outro fato que me deixava sempre receosa nas aulas dele, e que ele sempre tinha um lance de fazer perguntas para os alunos e  isso me aterrorizava muito , morria de medo de ele me escolher para responder algo e eu não souber responder.
Já nas ultimas semanas de aula fiz de tudo para tentar entender, até porque já sabia que provavelmente iria ficar na prova final com ele pois eu havia tirado 5,5 na média da 1 ARE, então eu tinha que me esforçar ao máximo para conseguir a nota para passar de semestre.
O que eu fiz para tentar entender essa disciplina? 
Assisti muito vídeos aula, quero agradecer ao YouTube , fiz bastante resumos, li muitos livros, fiz mapa mental, ouvia áudio até essa matéria entrar na minha cabeça e finalmente posso dizer que conseguir passar com ele, o que foi um alívio para mim pois eu jurava que eu iria para prova final.

Procedimentos biomédicos


Uma das matérias que mais gostei que me fez querer muito trabalhar na área  é a disciplina de procedimentos biomédicos, sinceramente criei um amor tão grande por isso foi uma das disciplinas que não tive dificuldades nenhum, conseguia entender tudo e sem contar que o professor era excelente na didática dele.
Já consigo me ver trabalhando nessa área, abrindo a minha clinica de estética e tendo bastante clientes <3
O que eu aprendi nessa disciplina?
A legislação, os procedimentos que o biomédico esteta pode atuar, os produtos que ele pode utilizar, fisiologia da pele, tipos de pele, graus da acne, envelhecimento cutâneo, microagulhamento, peelings químicos e físicos, botox, laser-terapia, acupuntura e outras coisas.
Tive bastante aulas práticas sobre limpeza de pele e sua importância já fiz até um post aqui no blog sobre o protocolo de limpeza facial com extração de comedões, fiz peeling de diamante esse procedimento deixa pele bem lisinha, já o microagulhamento consiste em fazer uma injuria na pele para acelerar a renovação da pele preciso dizer que o resultado fica incrível.
Nessa disciplina eu fiz uma prova chamada OSPE, era a primeira vez pro pessoal do terceiro período então imagine o nervosismo de todo mundo, o OSPE é uma prova prática com vários professores te avaliando fiquei super nervosa com isso mas consegui tirar 2 na avaliação que era valendo 3. Também consegui passar  com uma média muito boa e estou super grata por isso. 

Mecanismo de agressão e defesa II

 
Mecanismo de agressão e defesa II, é uma disciplina super interessante, porem a professora que não sabia explicar direito tive dificuldades também com essa disciplina, mas confesso que por ela ser uma área que me deixou interessada consegui me sair bem no final. Os assuntos dessa matéria foi: Vírus, fungos, bactérias, vacinas, técnicas de imunodeficiente, doenças parasitarias, meios de cultura  e etc.
No nosso ultimo trabalho parcial fizemos um seminário sobre doenças parasitarias e o meu grupo ganhou no sorteio sobre o tema filariose. A apresentação de todos os grupos foram muito bons e o nosso também, porém eu apresentando sou um desastre, não sei porque eu fico muito nervosa apresentando fico vermelha e esqueço toda hora o que eu tô falando. Vocês também são assim em apresentações ?
O que me deixou confortável é saber que conseguir passar por tudo isso e consegui meus 3 pontos para passar, isso faz valer a pena passar vergonha na frente haha.

Tecnologia Genética: Diagnóstico Molecular


Essa disciplina preciso dizer que é muito interessante mas também é muito chata pois é muito complexo.
O que eu aprendi nessa disciplina?
Aprendi sobre técnicas de PCR, técnicas de CRISPR - essa técnica de CRISPR ficou famosa recentemente pois um cientista chinês utilizou essa técnica para editar o DNA  ou seja modificar o DNA de bebês gêmeas que tornou as crianças resistentes ao vírus do HIV. O que resta saber se isso vai haver consequências ou não, isso só tempo irá dizer. Mas se realmente dá certo isso vai ser um marco na ciência.
Aprendi também como funciona o teste de paternidade, que é bem interessante.

A ultima disciplina é a EAD na qual nem deveria existir e na qual fiquei na prova final, para mim é uma disciplina desnecessária e ponto final.
Hoje dia 13/12/2018 finalmente fiz o meu temido exame final e preciso dizer que conseguir passar com 5,0 na merda mas consegui, enfim posso dizer que venha o 4° período de Biomedicina, estarei aguardando os próximos capítulos ansiosamente. 

Deixe seus comentários abaixo, pois é muito importante e não esqueça de seguir o blog nas redes sociais :)


0 Comments

❤ Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.
❤ Se estiver um blog, deixe o endereço no comentário para que eu possa visitar.
❤ Se por acaso seguir o blog, avise para que eu possa retribuir ;)
❤ Siga meu insta @instadapry
❤ Obrigada pela visita e volte sempre.